Hélder e o ódio

Nunca mais! E — por isso — nunca esquecer!” disse o mundo inteiro depois dos horrores do holocausto na segunda guerra mundial.

É por isso que há oito dias os portugueses votaram em massa no candidato presidencial que outra vez tem na mira um grupo étnico que o Hitler tentava erradicar? Ou é porque o sistema escolar se está a borrifar para a história?
Como é possível que um gajo de 40 anos esteja tão mal informado. Não só o Hélder! Parece que o Bruno (36) e mais alguns habitantes da ‘casa mais vigiada (e menos informada?) do país’ ficaram de boca aberta também. Não me diga que — depois da Zena no jogo anterior — a concorrente mais nova (a Joana, não é?) é novamente o participante mais sensato de todos!
E a nossa pequena alentejana? A Sandrina não pretende ser de origem cigana? Como é possível que ela não parece saber nada do que foi feito ao seu povo nos campos de extermínio alemãos?

Os antigos romanos costumavam chamar a este estado mental ‘santa ignorantia!’ Mas tanta santa ignorância não é capaz de correr mal qualquer dia … mais uma vez?

Dit vind je misschien ook leuk...

1 reactie

  1. Jaap Slager schreef:

    Esqueci-me de uma coisa. Lembrei-me disso ontem à noite durante a gala.
    Tenho quase a certeza que a expulsão do Hélder não era nada ‘uma decisão já tomada’. Se tivesse reagido às imagens um pouco diferente – digamos, cheio de remorso – tinha escapado com uma nomeação direta, e nada mais.