Consigo não falo!

Falando de comentaristas (vejam Comentários comentados de anteontem), no BB-Extra à meia noite em dias úteis há uma psicóloga que sempre diz goodnight no início(!) do programa. Parece que ela não aprendeu que goodnight (ou bonne nuit em francês) apenas se diz ao fim(!) da noite — quando em português se diz até amanhã! ou adeus! ou durmam bem!
Dizer goodnight à apresentadora e aos espectadores no início do programa é como dizer: “Consigo não falo, nem pensar!” 🙂

Aliás, sempre se atribui esse conceito de Big Brother ao ENDEMOL (aos holandeses Joop van den ENDE e John de MOL), mas eu tenho quase a certeza que o filósofo Jean Paul Sartre o iniciou no seu livrinho Huis Clos.
Nesse livro algumas pessoas, que acabaram de morrer, chegam numa espécie de purgatório… pelo menos, é o que pensam inicialmente! Mas quando uma fica farta da presença das outras e quer sair, a porta está… fechada — huis clos.
“Espera lá, isto não é o purgatório… isto é… isto é… o próprio Inferno, pá! O Inferno é… são OS OUTROS!”

Desculpe?

Sim, o próprio termo Big Brother vem do livro 1984 do George Orwell, que apareceu uns anos depois de Huis Clos. Tem razão. Goodnight!

Dit vind je misschien ook leuk...